Publicações de Turismo
Nova busca:        


ANPTUR 20 anos: panorama das publicações sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação (TIC) no seminário
 
     ANPTUR 20 anos: panorama das publicações sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação (TIC) no seminário
     
     


Autor(es):
Soares, Ralyson
Velozo de Albuquerque, Thyago
Mendes Filho, Luiz


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
Turismo; Tecnologia da Informação e Comunicação; Revisão da Literatura; ANPTUR; Inovação Tecnológica


Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar a variedade de pesquisas que abordaram as relações entre Turismo e as TICs publicadas nos anais do Seminário da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), em seus 20 anos de atuação. Caracterizado como um estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizou-se como estratégia metodológica a revisão sistemática da literatura, definindo como fonte de dados as pesquisas publicadas em todos os Anais do Seminário ANPTUR disponíveis online. A pesquisa em turismo no Brasil é relativamente nova e se tratando da temática que envolve TICs e Turismo é ainda mais recente. Com o processo de evolução e mudança das TICs, há a necessidade de estudos que entendam essa relação das novas tecnologias associadas ao turismo, que trouxeram diversas possibilidades para o setor. A classificação das análises identificou que a temática que concentra a maior quantidade de estudos é a dimensão que enfoca o papel da oferta e das Funções Comerciais da Indústria, com 54,82% das pesquisas publicadas, totalizando 91 artigos. Em segundo lugar está a dimensão do Comportamento dos consumidores e demanda, com 28,31% de representação das pesquisas; e por último, a dimensão de Inovações Tecnológicas, que compreende os estudos relacionados à adoção de novas tecnologias digitais pela indústria como um todo, representando 16,87% das pesquisas, contando com 28 artigos na referida temática. Foi possível identificar a evolução das pesquisas envolvendo TICs e Turismo que reforçam a importância que as tecnologias digitais vêm tomando na gestão e prática da atividade turística. Observa-se que ainda existe a necessidade de exploração, por parte dos pesquisadores de estudos referente às temáticas relacionadas com inovações tecnologias, tais como o uso de big data para gestão dos destinos, adoção e aceitação das NFTs e blockchain, tecnologias vestíveis.