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A Promoção de Eventos de Negócios do Artesanato em Pernambuco: uma análise das (in)congruências entre buyer persona e as estratégias de marketing digital adotadas pela FENEARTE
 
     A Promoção de Eventos de Negócios do Artesanato em Pernambuco: uma análise das (in)congruências entre buyer persona e as estratégias de marketing digital adotadas pela FENEARTE
     The Promotion of Craft Business Events in Pernambuco: an analysis of the (in)congruences between buyer persona and digital marketing strategies adopted by FENEARTE
     Promoción de eventos de artesanía en Pernambuco: un análisis de las (in)congruencias entre el buyer persona y las estrategias de marketing digital adoptadas por FENEARTE


Autor(es):
Roque, Isabelle de Fatima Didier
de Souza, Anderson Gomes
Barbosa, José William de Queiroz


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
Eventos; Artesanato; Buyer persona; Marketing digital; FENEARTE


Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar as congruências e incongruências entre o perfil de buyer persona e as estratégias de marketing digital adotadas pela Feira Nacional de Negócios do Artesanato de Pernambuco (FENEARTE). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem mista (quali-quantitativa), aplicando-se o método de estudo de caso único. Para definir o perfil de buyer persona do evento, foram coletados dados de 63 participantes da 22ª edição da FENEARTE, por meio de um questionário criado no Google Forms. Já para observar as estratégias de marketing digital adotadas para promoção do evento, realizou-se uma pesquisa documental no Instagram da feira, com obtenção de 77 publicações referentes à edição investigada. Os dados obtidos a partir do questionário foram analisados com auxílio da análise descritiva básica, enquanto nos dados documentais aplicou-se a análise de conteúdo categorial. Os resultados mostraram que, em alguns pontos, existe congruência, como na divulgação de produtos e na utilização efetiva das redes sociais para conhecimento do evento e interação com participantes. Já aspectos como divulgação dos artistas, das apresentações culturais e dos custos dos produtos apresentam incongruências. Do ponto de vista teórico, a pesquisa evidencia de que forma o tema investigado se manifesta no contexto do turismo, especificamente em evento de artesanato. Em termos gerenciais, o estudo oferece subsídios para um alinhamento mais assertivo das estratégias promocionais de marketing em âmbito virtual. O presente trabalho foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo sido contemplado com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).