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Redes de Pesquisa em Turismo: agrupamento, características e produção científica
 
     Redes de Pesquisa em Turismo: agrupamento, características e produção científica
     Tourism Research Networks: grouping, characteristics and scientific production
     Redes de investigación turística: agrupación, características y producción científica


Autor(es):
Lima, Juliana Niehues Gonçalves de
Silva, Priscilla Teixeira da
Oliveira, Thayele
Sohn, Ana Paula Lisboa
Arnhold Junior , Marcos


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
Turismo, Grupos de Pesquisa, Pós-graduação, Produção Científica, Pesquisa em Turismo


Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a atuação de agrupamentos de pesquisa ligados a Programas de Pós-graduação em Turismo. De maneira específica, pretende-se: identificar o cenário dos grupos de pesquisa em turismo no Brasil; e compreender a configuração de grupos de pesquisa em turismo. Para isso, foram selecionados quatro grupos de pesquisa, sendo dois brasileiros e dois estrangeiros: Turismo, Marketing e Competitividade (Brasil); Planejamento e Gestão do Turismo (Brasil); Gender, Entrepreneurship and Social Policy Institute (Reino Unido); e Planificación y Gestión Sostenible del Turismo (Espanha). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. Elegeu-se trabalhar com fonte secundária de dados, a partir das informações disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, sites dos grupos de pesquisa e plataformas ResearchGate e CNPq. Foram encontrados 44 grupos de pesquisa em turismo no Brasil, vinculados a PPGs da área do Turismo e 133 linhas de pesquisa. Os resultados apontam crescimento e consolidação dos grupos, sendo 2019 e 2020 os anos com maior quantidade de cadastros, além da longevidade com a atuação de 4 grupos há mais de 20 anos. Em relação aos grupos estudados, percebe-se diferenças em relação à quantidade de linhas de pesquisa, quantidade e categoria de membros, parcerias estabelecidas e produção dos líderes. Os resultados deste estudo auxiliam na compreensão da conjuntura da criação, atuação e consolidação dos grupos de pesquisa em turismo, reconhecendo-os como fontes de conhecimento de grande relevância para o turismo.