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Estado da arte da pesquisa em Destino Turístico Inteligente (DTI) no Brasil: uma revisão sistemática.
 
     Estado da arte da pesquisa em Destino Turístico Inteligente (DTI) no Brasil: uma revisão sistemática.
     
     


Autor(es):
ALBUQUERQUE, THYAGO
Borges Souza, Ivanise
Araujo, Maria Valeria Pereira de


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
Destino Turístico Inteligente; Turismo Inteligente; Revisão Sistemática; Estado da Arte


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o estado da arte da pesquisa em DTI no Brasil, por meio de uma revisão sistemática dos estudos publicados sobre o tema. O estudo caracteriza-se como um estado da arte do conhecimento produzido em torno do conceito de DTI e suas temáticas relacionadas, no Brasil, considerando as teses e dissertações indexadas no Catálogo de teses e Dissertações da Capes e artigos publicados nos últimos oito anos (2015 a 2022) indexados no portal Publicações em Turismo. A pesquisa usou a técnica da análise sistemática da literatura, para elaboração do estado da arte, combinada com o método de classificação de estudos em Turismo Inteligente. Foram inicialmente identificados 252 estudos, ao final o total de 84 pesquisas estavam dentro dos critérios de seleção foram analisadas. Também foi realizada uma análise léxica-textual, com apoio do software Iramuteq, para validação da classificação proposta. Enquanto resultados, o estudo verificou que as pesquisa sobre DTI no Brasil ainda são incipientes e estão nas temáticas iniciais, com ênfase nos tópicos de Planejamento e Gestão de DTI e no seu desenvolvimento conceitual. Também identificou que as temáticas relacionadas à adoção de tecnologia pelos fornecedores, sua compreensão sobre os impactos da tecnologia e as preferências dos consumidores ainda são pouco pesquisadas. Por fim, este trabalho sugere ainda uma agenda de pesquisa em DTI no Brasil, para a consolidação da temática junto à academia brasileira, bem como para sua aproximação com a prática.