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DISPUTAS E O DIREITO A CIDADE: : O “RIO VIVIDO” E O “RIO VENDIDO”
 
     DISPUTAS E O DIREITO A CIDADE: : O “RIO VIVIDO” E O “RIO VENDIDO”
     
     


Autor(es):
Gomes Ferreira Mostaro, Milene


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
turismo; cidades; territorio; antropologia urbana


Resumo: Parágrafo O presente trabalho vai articular as relações entre cidade, samba, territorialidade e turismo, buscando entender como esse encadeamento tenta, através de estratégias fomentadas pelo capital, mover e reconfigurar espaços dentro da cidade do Rio de Janeiro. Nossa proposição neste trabalho é, portanto, indicar as relações existentes entre o turismo e o uso da cidade como espaço político. Para isso, iniciarei o artigo com um breve resumo das práticas sociais do turismo, seus usos e conflitos. Depois, irei trazer falas das musicistas que elucidam a questão territorial, indicando aspectos geográficos em seus discursos. Por fim, irei refletir sobre o papel do turismo em atravessar as lacunas existentes entre o Rio de Janeiro “vivido” e o “vendido”. Nosso corpus engloba as matérias jornalísticas que abordaram este tema, além das publicações nas redes sociais e uma parcela do meu escopo de entrevistas semiestruturadas através de História Oral, desenvolvido na minha pesquisa de mestrado, defendida em março de 2021 no PPHBPC. Pela Fundação Getulio Vargas. A pergunta que norteia essa pesquisa é: como a transformação do local em “turístico” fez o espaço para vendas ser “maior” que o espaço cultural destinado ao samba?