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Análise dos Factores de Gestão da Competitividade da Cidade Mágica de Tapijulapa na Perspetiva das Partes Interessadas
 
     Análise dos Factores de Gestão da Competitividade da Cidade Mágica de Tapijulapa na Perspetiva das Partes Interessadas
     Competitiveness Management Factors Analysis of Tapijulapa Magical Town from The Stakeholder’s Perspective
     Factores de gestión competitiva del Pueblo Mágico de Tapijulapa desde la perspectiva de sus actores involucrado


Autor(es):
Ortiz Martínez, Fabiola Itzel
Guzmán Sala, Andrés
Reyes Cornelio, Roberto


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 22 n. 1 (2024): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 22(1) 2024; 166-176

Palavras-chave:
Competitividade; Gestão; Destinos Turísticos; Povos mágicos; México; Sustentabilidade


Resumo: O objetivo deste trabalho é determinar os factores de gestão relevantes para a Cidade Mágica de Tapijulapa, México, na perspetiva dos seus stakeholders. Vários investigadores propuseram factores de gestão de destinos turísticos em modelos teóricos de competitividade, dada a influência que exercem no desempenho da sua atividade. De facto, neste destino turístico, o seu Comité Diretivo desconhece quais são estes factores e o papel que desempenham na conceção de estratégias que contribuam para a sua permanência no mercado. O estudo é realizado sob uma abordagem metodológica quantitativa, com uma amostra não probabilística de 200 prestadores de serviços turísticos. Foi efectuado um teste de hipóteses com base na análise de equações estruturais. Os resultados mostram que a gestão de marketing é a que tem maior impacto nos factores de gestão, seguida da gestão ambiental, que serviriam de base para estabelecer linhas de ação que contribuam para a sua competitividade e sustentabilidade a longo prazo.