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Inteligência emocional no Turismo: um estudo sobre os trabalhadores de empresas de foodservice no Sul do Brasil
 
     Inteligência emocional no Turismo: um estudo sobre os trabalhadores de empresas de foodservice no Sul do Brasil
     Emotional intelligence in Tourism: a study on workers of foodservice companies in Southern Brazil
     Inteligencia emocional en el turismo: un estudio sobre trabajadores de empresas de restauración en el sur de Brasil


Autor(es):
Santucci de Oliveira, Bruno
Lisboa Sohn, Ana Paula
Pontes, Nicolas


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 22 n. 1 (2024): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 22(1) 2024; 91-102

Palavras-chave:
Turismo; Foodservice; Inteligência Emocional; Dimensões da IE; Escala WLEIS


Resumo: O setor de foodservice exige altos níveis de comportamentos emocionais positivos de todos os trabalhadores, especialmente aqueles que interagem diretamente com os consumidores. Por esta razão, a inteligência emocional é uma área de interesse para o foodservice. O objetivo do estudo foi analisar a inteligência emocional (IE) dos trabalhadores de empresas de foodservice nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, Sul do Brasil. Para tanto foi realizado um survey com uma amostra de 284 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi baseado na escala WLEIS. As análises foram realizadas pelos softwares SPSS e SmartPLS. Como resultados viu-se que os funcionários do setor de foodservice demonstram saber usar suas emoções, mas apresentam dificuldades em gerenciá-las. O uso da emoção foi a dimensão da IE que obteve os melhores resultados, e que a dimensão regulação da emoção foi a que obteve as menores médias. Considera-se que a IE é influenciada por variáveis ligadas ao gênero, nível educacional e posição de trabalho. As informações levantadas podem auxiliar no subsídio de programas de treinamento e desenvolvimento para ajudar os funcionários do setor de foodservice.