Publicações de Turismo
Nova busca:        


CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
 
     CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
     
     


Autor(es):
Tavares, Marie Luce


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 10 n. 03 (2023): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL | Dossiê Lazer e Relações étnico-raciais; 164-187

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Currículo; Educação Profissionalizante; Escola


Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre as juventudes e o reconhecimento da identidade negra a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, parte de uma pesquisa de doutorado cujo tema principal foi o diálogo entre as experiências juvenis com o lazer de jovens estudantes e o currículo do Ensino Médio Integrado a partir das ações protagonizadas por coletivos juvenis. Assim, nesta discussão, apresento algumas reflexões sobre como os coletivos juvenis fizeram/fazem funcionar os artefatos culturais no Curri´culo-lazer potencializando o reconhecer-se negro, traçando pistas para diálogos sobre a formação da identidade negra na Educação Profissional e Tecnológica.