Publicações de Turismo
Nova busca:        


“1, 2, 3 Salve Eu”: Interpretando Desenhos sobre Brincadeiras Preferidas
 
     “1, 2, 3 Salve Eu”: Interpretando Desenhos sobre Brincadeiras Preferidas
     '1, 2, 3 Save Me': Interpreting Drawings about Favorite Games
     


Autor(es):
Ferreira, Higor Ramos
Nunes, Anielly Luiza Silveira
Wiggers, Ingrid Dittrich


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 4 (2023): dezembro; 82-106

Palavras-chave:
Brincadeiras; Desenho infantil; Infância


Resumo: O objetivo do estudo é analisar as brincadeiras preferidas de crianças por meio da interpretaça~o de desenhos infantis. A brincadeira e´ considerada uma atividade típica da infa^ncia, atribui´da de significac¸a~o social. O desenho, por sua vez, é uma expressão das crianças que possibilita a produção de sentidos e significados às suas experiências. Os desenhos foram produzidos por crianças do Ensino Fundamental de três escolas públicas, localizadas em Brasília, Campinas e São Luís. A análise ocorreu por meio da classificação e interpretação das brincadeiras desenhadas. Conclui-se que as crianças evidenciaram a preferência por brincadeiras tradicionais. Entretanto, as atividades esportivas e os elementos midiáticos também foram representados, demonstrando diversidade de padrões culturais nas práticas lúdicas infantis.