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Ludicidade e Idosas: Uma Análise de Princípios na Prática Pedagógica com Institucionalizadas
 
     Ludicidade e Idosas: Uma Análise de Princípios na Prática Pedagógica com Institucionalizadas
     Ludic Activities and the Elderly: An Analysis of Principles in the Pedagogical Practice with Institutionalized Individuals
     


Autor(es):
Silva, Pedro Henrique Bezerra Oliveira da
Fú, Ho Shin
Souza, Larissa da Silva
Figueirêdo, Marcela Natalia Lima
Tavares, Nayana Pinheiro
Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de
Melo, Marcelo Soares Tavares de


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 4 (2023): dezembro; 168-197

Palavras-chave:
Princípios lúdicos; Idosas; ILPI


Resumo: Este trabalho analisou contribuições teórico-metodológicas da ludicidade com idosas institucionalizadas. Para isso, contou com a Hermenêutica-Dialética como método, que busca na compreensão de falas, texto e contexto, a concepção dos fenômenos estudados, os quais foram evidenciados pela entrevista semiestruturada com 19 (dezenove) participantes envolvidos num programa de extensão com intervenção em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade do Recife. As falas tratadas pela análise de conteúdo categorial por temática revelaram duas categorias empíricas, das quais, optamos pela ludicidade. Como conclusão, foram evidenciados princípios lúdicos, a saber: alegria, diversão, gratuidade, imaginação, plenitude, liberdade e cultura, sendo facetas que fundamentam a prática lúdica num viés teórico-metodológico, revelando contribuições para a melhoria da interação social em ILPI.