Publicações de Turismo
Nova busca:        


Valorização econômica das identidades e das produções culturais no mercado turístico: estudo de grupos das cidades brasileiras de Maceió (Al) e de Bento Gonçalves (Rs)
 
     Valorização econômica das identidades e das produções culturais no mercado turístico: estudo de grupos das cidades brasileiras de Maceió (Al) e de Bento Gonçalves (Rs)
     
     


Autor(es):
Possamai, Ana Maria De Paris
Marinho, Marcela Ferreira
Tomazzoni, Edegar Luis
Dorion, Eric


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. IV, No. 2 (2009)

Palavras-chave:
;


Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a atuação e a valorização dos grupos culturais como atrativos ou como valor econômico agregado de empreendimentos turísticos. O referencial teórico baseou-se em ideias econômicas clássicas e na fundamentação conceitual de inclusão social. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário com perguntas quantitativas e qualitativas, com base probabilística e não probabilística. Analisou-se a atuação de produtores culturais e de empreendedores turísticos dos municípios brasileiros de Maceió (AL) e de Bento Gonçalves (RS). O principal resultado foi a comprovação da hipótese de que os produtores culturais não são valorizados economicamente e, em razão disso, não sobrevivem com a atividade cultural e precisam manter outras atividades remuneradas.