Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Cluster Turístico como Fator de Crescimento Econômico Regional: Características Estruturais de um Agrupamento Regional
 
     O Cluster Turístico como Fator de Crescimento Econômico Regional: Características Estruturais de um Agrupamento Regional
     Tourism Clustering as a Factor of Regional Economic Growth: Structural Features of a Regional Cluster
     El Cluster Turístico como Factor de Crecimiento Económico Regional: Características Estructurales de una Agrupación Regional


Autor(es):
Ukhina, Tatiana
Shafazhinskaya, Natalia
Panikarova, Nadezhda
Kovaleva, Agata
Ryakhovsky, Dmitriy


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 12, Edição Especial (2022): 'Edição Especial de Documentos Coletados da Rússia e Eurásia: Turismo numa Perspectiva e Contexto Orientais'

Palavras-chave:
Aglomerado; Região; Indústria Turística; Cluster do Turismo Regional


Resumo: O modelo de cluster é crucial para o desenvolvimento do turismo. Tais clusters permitem o desenvolvimento econômico de qualquer região e de todo o país e aumentam a competitividade do produto final no mercado e as atividades de produção das empresas incluídas nos clusters. Isto é especialmente relevante para a indústria do turismo, que é uma área promissora do desenvolvimento econômico. Por conseguinte, é significativo estudar as possibilidades e a experiência de implementação do modelo de clusters em investigação futura. O estudo visa determinar e analisar as principais características estruturais do cluster turístico regional. Com base num inquérito de peritos, o artigo determina e considera as principais características estruturais do cluster turístico regional, como exemplificado pelos clusters turísticos regionais existentes na Rússia. Conclui-se que a principal característica estrutural de um aglomerado turístico regional é a sua conectividade estrutural que proporciona aos participantes uma vantagem sobre os concorrentes agindo separadamente.