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Turismo e Divulgação Científica: uma análise sobre o roteiro de Turismo Científico “Caminhos da Loucura – a história da psiquiatria no Brasil”
 
     Turismo e Divulgação Científica: uma análise sobre o roteiro de Turismo Científico “Caminhos da Loucura – a história da psiquiatria no Brasil”
     
     


Autor(es):
Conti, Bruna Ranção
Elicher, Maria Jaqueline
Lavandoski, Joice


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. 17, N. 3 (2023); 94-114

Palavras-chave:
Turismo; Divulgação Científica, Turismo Científico, Roteiro turístico, História da Ciência.


Resumo: A Divulgação Científica (DC) tem por objetivo a democratização da ciência, aproximando-a da comunidade da maneira mais dinâmica, acessível e atrativa possível. Os roteiros de Turismo Científico (TC) se enquadram como uma ação de DC, possibilitando a divulgação/construção de informações científicas em um momento de lazer. Assim, a DC agrega valor às práticas de turismo, muitas vezes descoladas da realidade local e responsáveis por impactos negativos, enquanto o Turismo se torna um meio interessante de interação do público com a ciência e de fortalecimento das práticas educativas. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir o processo de criação de um roteiro de turismo científico, intitulado “Caminhos da Loucura: a história da psiquiatria no Brasil”. A metodologia de criação do roteiro envolveu as etapas de levantamento e análise de dados sobre a história da psiquiatria no Brasil; visitas de campo para seleção dos espaços que iriam compor o roteiro; levantamento de imagens antigas e atuais; definição do percurso e redação do texto para guiamento; diálogo com os atores institucionais envolvidos; realização de pré-testes e avaliações do roteiro. Os resultados evidenciam a dificuldade para a adequação das informações científicas ao público em geral e para conseguir realizar uma visita de alto teor científico em um curto espaço de tempo. Essa experiência demonstrou a necessidade de interlocução de profissionais de diferentes áreas do conhecimento.