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Estágio profissional em turismo: um estudo com discentes de instituições de ensino superior atuantes no estado do Rio de Janeiro
 
     Estágio profissional em turismo: um estudo com discentes de instituições de ensino superior atuantes no estado do Rio de Janeiro
     
     


Autor(es):
Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues
Silva, Renan Ribeiro da
Zouain, Deborah Moraes


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 12 n. 1 (2024): RTC; 61 - 84

Palavras-chave:
Instituições de Ensino Superior; Formação Superior em Turismo; Mercado de Trabalho; Estágios


Resumo: O artigo tem como objetivo geral analisar as expectativas dos alunos dos cursos de Turismo das faculdades públicas do Rio de Janeiro sobre os estágios realizados, de modo a estabelecer uma relação entre o estágio e a formação superior em Turismo dos universitários. Foi feita uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, com coleta de dados primários online com 113 graduandos de faculdades Estaduais e Federais, além dos Institutos Federais, de Turismo do estado do Rio de Janeiro que estavam fazendo estágio ou já haviam finalizado. O questionário foi disponibilizado de 21 de fevereiro a 31 de março de 2019. Para avaliação dos dados alcançados, após a coleta, foram realizadas análises exploratórias e descritivas. Os resultados mais relevantes foram: a principal motivação para realizar o estágio é adquirir aprendizado e qualificar-se profissionalmente e a prática de atividades extracurriculares contribui para o ingresso no estágio. Como requisito indispensável para a realização dessa atividade, destaca-se o perfil de ser dinâmico e proativo. Nesse ambiente de qualificação, é possível a interação com diversos profissionais, além disso, há a troca de conhecimentos e experiência, e ampliar a visão de mercado. Para futuros estudos, sugere-se que seja feita uma pesquisa com empresas para entender as expectativas delas em relação ao estagiário. Assim, propõe-se incluir a percepção dos gestores de Turismo sobre os profissionais que desejam em seus negócios, assim como quais tipos de capacidades e competências técnicas são mais relevantes atualmente. Sugere-se também que uma pesquisa seja feita com estagiários de Turismo de todo o Brasil, para que a temática possa ser analisada mais profundamente e possa ser difundida nas Instituições de Ensino Superior e organizações turísticas, além de proporcionar contribuições teóricas e sua aplicação no desenvolvimento prático do mercado de trabalho.