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Comunicação Inclusiva e Acessibilidade para o Turista Estrangeiro no Centro Histórico de João Pessoa
 
     Comunicação Inclusiva e Acessibilidade para o Turista Estrangeiro no Centro Histórico de João Pessoa
     
     


Autor(es):
Franco, Lis Vieira Araújo Silva
Madeira, Amanda Sueli Pereira
Melo, Alessandra Souza Queiroz
Oliveira, Simone Neto de Santana
Vanzella, Elídio


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 12 n. 1 (2024): RTC; 148 - 169

Palavras-chave:
Turismo Acessível; Comunicação Inclusiva; Língua Estrangeira


Resumo: A acessibilidade começou a ser estudada pelas lentes do turismo nas últimas décadas, com um crescente reconhecimento da importância de tornar os destinos turísticos disponíveis para todos. A moderna mobilidade internacional tem impulsionado o desenvolvimento de novas soluções para, não apenas promover uma maior integração desses turistas com meio, mas também assegurar uma compreensão histórico-cultural, que é fundamental para o local. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar a comunicação do Centro Histórico de João Pessoa para atender à demanda turística internacional, a fim de verificar se a região possui recursos que promovam um turismo satisfatório para esse público. A pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados in loco, utilizou-se de técnica de observação estruturada em dez atrativos do Centro Histórico, além de entrevista não-estruturada com respectivos colaboradores. Com base na análise dos dados coletados, concluiu-se que a situação comunicacional no centro histórico de João Pessoa não atende às necessidades dos turistas internacionais. A falta de placas e sinais traduzidos, a falta de guias bilíngues e o pouco uso de recursos digitais podem comprometer experiência do turista, já que se tornar mais difícil de obter informações. Melhorias nessas áreas são necessárias para tornar o turismo em João Pessoa mais inclusivo e acessível para o público estrangeiro.