Publicações de Turismo
Nova busca:        


Transformação digital: uma análise entre as Travel Techs e empresas tradicionais de turismo do Brasil
 
     Transformação digital: uma análise entre as Travel Techs e empresas tradicionais de turismo do Brasil
     Digital transformation: an analysis between Travel Techs and traditional tourism companies in Brazil
     Transformación digital: un análisis entre las travel techs y empresas tradicionales de turismo en Brasil


Autor(es):
Lima, Vinícius
Oliveira, Ana Paula Guimarães Santos de
Pereira, Joyce Kimarce do Carmo


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 8 n. 1 (2024): jan-dez; 76-108

Palavras-chave:
Transformação Digital; Turismo; Travel Techs; Digitalização; Tecnologia em Turismo


Resumo: A tecnologia é inegavelmente, uma importante variável na transformação digital das organizações, porém, não representa o único elemento deste fenômeno. No turismo, a transformação digital vem causando disrupções e mudanças no mercado, fazendo com que as empresas tradicionais se adaptem para sobreviver frente às travel techs (empresas de tecnologia que atuam nas oportunidades e ineficiências do mercado de viagens e mobilidade). O objeto deste estudo foi a transformação digital no turismo a partir das as travel techs e empresas tradicionais. Os objetivos foram analisar e compreender os efeitos e potencializadores da transformação digital sobre as empresas de turismo brasileiras, entendendo os limites e as potencialidades das travel techs e empresas tradicionais no contexto brasileiro. Para a metodologia, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental abordando autores de diversas áreas do conhecimento e posteriormente uma coleta de dados primários entre as empresas tradicionais e travel techs. A amostra foi constituída por 88 questionários validados, coletados de modo online. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva a partir do uso da escala tipo Likert para mensuração da intensidade das respostas. Concluiu-se que as travel techs possuem nascem com uma maturidade digital superior às das empresas tradicionais do turismo e que apesar do intenso investimento em T.I, essas últimas possuem dificuldades em relação à mudança da cultura requerida na atualidade, e na geração de valor para o mercado por meio da tecnologia. Foi observado que a transformação digital está em um estágio embrionário no turismo, ocasionando muitos desafios e preocupação entre os profissionais e empresas que podem desaparecer do mercado.