Publicações de Turismo
Nova busca:        


Diagnóstico de Transtorno Alimentar na população LGBTQIA+: transtorno alimentar ou uma questão relacionada a identidade sexual e de gênero?
 
     Diagnóstico de Transtorno Alimentar na população LGBTQIA+: transtorno alimentar ou uma questão relacionada a identidade sexual e de gênero?
     Diagnosis of Eating Disorder in the LGBTQIA+ population: eating disorder or an issue related to sexual and gender identity?
     Diagnóstico de Trastorno de la Alimentación en población LGBTQIA+: ¿trastorno de la alimentación o cuestión relacionada con la identidad sexual y de género?


Autor(es):
Estima, Camila Chermont Prochnik
Silva, Mariana Viviani da
Vianna, Monica


Periódico: Revista Mangút

Fonte: Revista Mangút: Conexões Gastronômicas; v. 3 n. 2 (2023): Gênero e Gastronomia; 89-104

Palavras-chave:
Gastronomia; Transtorno alimentar; Imagem corporal; Gênero; Orientação sexual


Resumo: A população LGBTQIA+ tem sido pouco acolhida, compreendida e ouvida em serviços de saúde, por conta de cenários de violência e discriminação que vivenciam diariamente na tentativa de terem acesso ao cuidado nesses dispositivos. Os transtornos alimentares têm sido discutidos como bastante prevalentes nessa população, mas permanece a dúvida se estamos diagnosticando corretamente as pessoas como efetivamente casos de transtornos alimentares, insatisfação corporal característica de pessoas da população LGBTQIA+ ou seria uma questão do próprio entendimento delas a respeito do gênero que se reconhecem e da orientação sexual? Levamos em consideração o diagnóstico diferencial nesses casos? Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo discutir sobre transtornos alimentares, saúde na população LGBTQIA+ e suas particularidades, além da relação entre essas duas temáticas sobre o olhar do diagnóstico diferencial dos transtornos alimentares, aceitação e entendimento do indivíduo a partir de seu gênero, orientação sexual e imagem corporal.