Publicações de Turismo
Nova busca:        


A opinião sobre uma crise turística: a cultura mediática nos bastidores
 
     A opinião sobre uma crise turística: a cultura mediática nos bastidores
     The opinion in relation to a tourism crisis: the media culture behind the scenery
     La opinión sobre una crisis turística: la cultura mediática detrás de bastidores


Autor(es):
Ascanio, Alfredo


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 2 n. 3 (2008); 3-18

Palavras-chave:
Opiniões. Crise Turística. Análise de Conteúdo.


Resumo: No presente artigo examina-se o comportamento de 15 entrevistados pelo jornal La Província de Palmas de Gran Canarias (Espanha), através das suas opiniões sobre a crise no setor turístico. Utilizando a técnica de Análise do Discurso investiga-se o verdadeiro significado da crise nas viagens que se instalou naquela ilha do arquipélago canário. O resultado mostra que os entrevistados, com responsabilidade sobre a tomada de decisões, minimizam sua parte de culpa na crise turística e no excesso de hospedagens e tentam convencer aos leitores de que essa responsabilidade deve-se a outros setores e não às decisões internas e a fatores externos relacionados com a comercialização do “produto turístico” Las Palmas por parte de operadoras estrangeiras. Confirma-se, parcialmente, a hipótese de que muitas vezes “o que é transmitido produz a sensação de que algo é ocultado ou que não se diz toda a verdade”.