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Vai pra onde?Análise do composto mercadológico de um destino turístico em Santa Catarina
 
     Vai pra onde?Análise do composto mercadológico de um destino turístico em Santa Catarina
     Where are you going? Marketing mix analysis of a tourim destination in Santa Catarina state (Brazil)
     A donde vás? Análisis del compuesto marketing de un destino turístico en Santa Catarina (Brazil)


Autor(es):
Miguel, Giancarlos Francisco
Boeing-da-Silveira, Ricardo


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 2 n. 3 (2008); 54-89

Palavras-chave:
Turismo. Composto de Marketing. Destinos Turísticos.


Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as quatro variáveis (produto, preço, praça e promoção) que formam o composto de marketing de uma cidade turística no litoral de Santa Catarina, na visão dos representantes dos setores públicos e privados deste destino turístico, e não com os seus usuários. A tipologia da pesquisa utilizada foi exploratória e descritiva e o método de coleta de dados foi qualitativo através de entrevistas com roteiro semi-estruturado. Os resultados obtidos durante a investigação revelaram que este destino ainda não está estruturado o suficiente para ser considerado um produto turístico, pois atualmente passa por uma transição, mudando o foco de turismo de ‘sol e mar’ para o turismo de natureza e sua infraestrutura ainda necessita de investimentos, principalmente em saneamento e acessos. O elemento preço foi considerado adequado na visão dos empresários e altos demais na opinião do setor público, que percebe exageros por parte dos equipamentos turísticos. A distribuição da cidade no mercado turístico acontece principalmente de forma direta, sem a participação de intermediários (operadores e agentes turísticos) e para a promoção do destino as ferramentas utilizadas vão desde a participação em eventos turísticos, matérias e anúncios em revistas do setor e na internet. As ações são realizadas de forma pouco planejada, sem parcerias entre o trade e o Poder Público e também sem integração com as outras variáveis do composto de marketing influenciando diretamente no desempenho deste destino no mercado turístico.