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WOM E E-WOM: UM ESTUDO SOBRE AS PUBLICAÇÕES NOS PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
 
     WOM E E-WOM: UM ESTUDO SOBRE AS PUBLICAÇÕES NOS PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
     
     


Autor(es):
Vittoria Helena Tasca Silva
Paula Cristina Pereira Chaves Rodrigues
Lucas de Souza Monteiro


Periódico: Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo

Fonte: REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 3 n. 1 (2024): Turismo em rede: a colaboração científica e mercadológica em foco; 498 - 506

Palavras-chave:
WOM, e-WOM, Boca a Boca, Internet, Turismo.


Resumo: Antes da expansão da Internet, os consumidores compartilhavam experiências relacionadas a produtos uns dos outros por meio do tradicional boca a boca ou no termo de origem (WOM), originalmente definido como “uma forma oral de comunicação interpessoal não comercial entre conhecidos” (ARNDT, 1967). Hoje em dia, o WOM evoluiu para uma nova forma de comunicação, com o uso da internet, e ficou nomeado como e-WOM ou o boca a boca Eletrônico (CHAVES, 2021). Dada a importância do termo WOM e e-WOM para o turismo, o objetivo deste estudo visa analisar o papel das produções científicas brasileiras e internacionais sobre os termos WOM e e-WOM, por meio da abordagem quantitativa sob o caráter exploratório e descritivo, analisando os seguintes aspectos: projeção anual; panorama dos estudos, principais assuntos, e periódicos. Como resultados principais, observa-se que os estudos têm evoluído paulatinamente, com aumentos registrados a partir do ano de 2016, com maior destaque o ano de 2020, verificou-se incipiências em periódicos Google Acadêmico, Publicações de Turismo (USP) e CAPES  em assuntos Tourism Destination WOM, Destino Turístico WOM e e-WOM. De modo geral acredita-se que há um vasto campo a ser explorado na produção científica sobre o tema.