Publicações de Turismo
Nova busca:        


Análise dos relacionamentos interorganizacionais em empresas do setor hoteleiro de Curitiba: estudo comparativo de casos
 
     Análise dos relacionamentos interorganizacionais em empresas do setor hoteleiro de Curitiba: estudo comparativo de casos
     Analysis of inter-organizational relationships in hospitality business at Curitiba (Parana State, Brazil). A comparative study
     Analisis de las relaciones interorganizacionales en el sector de hospitalidad en Curitiba (Estado de Paraná, Brasil). Un estudio comparativo


Autor(es):
Hocayen-da-Silva, Antônio João
Teixeira, Rivanda Meira


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 3 n. 2 (2009): maio/agosto

Palavras-chave:
Relacionamentos Interorganizacionais. Estratégia. Eficiência. Turismo. Hotelaria.


Resumo: O setor hoteleiro de Curitiba, na segunda metade da década de 90, em função da instalação de montadoras e da transferência de diversas empresas multinacionais para a cidade, tornou-se atrativo para as redes hoteleiras nacionais e internacionais, uma vez que ocorreu aumento significativo na demanda pelos serviços de hospedagem. Assim, buscou com este estudo analisar os relacionamentos interorganizacionais realizados por empresas hoteleiras de Curitiba. Para tanto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com proprietários, diretores e gerentes, em dois hotéis pertencentes a proprietários ou grupos locais. Os dados secundários foram coletados em jornais e revistas impressos e na Internet. A partir da análise dos dados, foi possível constatar a inexistência de práticas formais de alianças e parcerias entre as empresas do setor analisadas, dificultando assim a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis.