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TURISMO NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES (RS): ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UM DESTINO INDUTOR NO BRASIL
 
     TURISMO NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES (RS): ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UM DESTINO INDUTOR NO BRASIL
     TOURISM AT BENTO GONÇALVES (RS, BRAZIL): DEVELOPMENT ANALYSIS OF AN INDUCTOR DESTINATION IN BRAZIL
     TURISMO EN EL MUNICIPIO DE BENTO GONÇALVES (RS, BRASIL): ANÁLISIS DEL DESARROLLO DE UNA DESTINACIÓN INDUCTORA EN BRASIL


Autor(es):
Tomazzoni, Edegar Luis
Possamai, Ana Maria
Lovatel, Rogério


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 4 n. 2 (2010): maio/agosto

Palavras-chave:
Turismo; Indicadores; Desenvolvimento.


Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento turístico do município de Bento Gonçalves (RS), por meio de indicadores de desenvolvimento do setor. Pretendeu-se, também, disponibilizar aos gestores municipais, às entidades e aos empreendedores, os resultados da pesquisa, como fonte de consulta de informações, para futuras análises e novas pesquisas acadêmicas, bem como pelos profissionais de turismo. Para identificação de indicadores do desenvolvimento, aplicou-se instrumento com questões fechadas e relacionadas aos elementos de duas dimensões do turismo: desenvolvimento socieconômico e gestão organizacional. Além da aplicação do instrumento, por meio de entrevistas em entidades e instituições do setor público e do setor privado no município de Bento Gonçalves (RS), o artigo é resultado de observação direta. O trabalho contempla também as expectativas do Ministério do Turismo de promoção de roteiros integrados e regionalização do turismo, por meio dos municípios indutores, entre os quais está o município em estudo. Como conclusões, tem-se que o município ainda enfrenta desafios de melhoria de sua infraestrutura e de sua oferta turística. Justifica-se, entretanto, que Bento Gonçalves seja um dos 65 destinos indutores do turismo do Brasil, em razão do emprendedorismo na realização de eventos, na criação e inovação de serviços e atrativos e nas estratégias de gestão e marketing turísticos.