Publicações de Turismo
Nova busca:        


Determinantes do valor percebido e da intenção de retorno no turismo receptor brasileiro
 
     Determinantes do valor percebido e da intenção de retorno no turismo receptor brasileiro
     Determinants of perceived value and repurchase intentions in brazilian inbound tourism
     Determinantes de la percepción de valor y de la intención de regreso en el turismo receptivo brasileño


Autor(es):
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira
Vassallo, Moisés Diniz
Rabahy, Wilson Abrahão


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 3 n. 3 (2009): setembro/dezembro

Palavras-chave:
Turismo receptor. Valor percebido. Intenção de retorno. Demanda turística. Turismo no Brasil.


Resumo: O presente estudo objetiva mensurar a influência das características do produto turístico brasileiro sobre o valor percebido e a intenção de retorno dos turistas internacionais que visitam o país. Para tanto, foi realizado um estudo empírico baseado em um banco de dados de grande porte dentro de um projeto de caracterização do turismo internacional. O teste das relações entre variáveis explicativas e explicadas utilizou o modelo de escolha discreta logit binomial. Os resultados estimados apontam que alguns dos aspectos mais relevantes no caso brasileiro são hospitalidade, hospedagem, diversão noturna, segurança pública e guias de turismo. Dentre os aspectos menos relevantes estão transporte público, rodovias, sistemas de comunicação e sinalização turística.