Publicações de Turismo
Nova busca:        


Lugares Turísticos Instagramáveis: autenticidade via imagem na era da sociedade midiática
 
     Lugares Turísticos Instagramáveis: autenticidade via imagem na era da sociedade midiática
     Instagramable Tourist Places: authenticity through image in media society era
     Sitios Turísticos Instagramables: la autenticidad a través de la imagen en la sociedad de los medios de comunicación


Autor(es):
Nascimento, Alan Faber


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; v. 10 n. 1, 2 e 3 (2020): Current Issues on Tourism and Thematic Issue: “Crisis and Uncertainty in Pandemic Times'

Palavras-chave:


Resumo: Este ensaio teórico tem como objetivo problematizar o atual desejo social pelas viagens turísticas. Retomando uma tradição crítica presente na sociologia do turismo que anteviu no fenômeno turístico a emergência de uma realidade social cada vez mais imagética e sígnica, a hipótese do trabalho sustenta que o desejo pelas viagens turísticas passou a se pautar pela mesma lógica que caracteriza o consumo na chamada sociedade midiática, a saber: uma prática social tautológica, quase mimética, digitalmente compartilhada, em que não há ideia de surpresa, e na qual o objetivo é, sobretudo, se reconhecer naquilo que os outros turistas estão postando nas redes sociais. É o que se infere de lugares que se transformaram em atrativos turísticos por influência da rede social do Instagram. Para fazer o ensaio, foram utilizadas fontes bibliográficas e dados secundários extraídos de portais eletrônicos de revistas e jornais. O ensaio tem orientação teórica baseada no materialismo histórico-dialético.