Publicações de Turismo
Nova busca:        


SEGMENTAÇÃO DE MERCADO COM BASE NAS PREFERÊNCIAS DOS TURISTAS: UMA APROXIMAÇÃO MULTIVARIADA
 
     SEGMENTAÇÃO DE MERCADO COM BASE NAS PREFERÊNCIAS DOS TURISTAS: UMA APROXIMAÇÃO MULTIVARIADA
     TOURISM SEGMENTATION BASED ON TOURISTS PREFERENCES: A MULTIVARIATE APPROACH
     SEGMENTACIÓN TURÍSTICA CON BASE EN LAS PREFERENCIAS DE LOS TURISTAS: UNA APROXIMACIÓN MULTIVARIADA


Autor(es):
Ferreira, Sérgio Dominique
Maia, Sancha Catarina Frazão
Boubeta, Antonio Rial


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 4 n. 2 (2010): maio/agosto

Palavras-chave:
Marketing Turístico. Segmentação de mercados. Preferências dos consumidores. Cluster Analysis.


Resumo: Nas últimas décadas, o turismo converteu-se num dos sectores mais preponderantes da economia à escala mundial. Concretamente, nos casos de Portugal e Brasil, a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) e na criação de emprego é bastante relevante. Neste sentido, orientar-se por um marcado enfoque de Marketing na gestão dos recursos turísticos de um país assume-se como estratégia primordial. Tal enfoque deverá basear-se em inovações metodológicas que permitam conhecer as preferências dos turistas com rigor, tornando-se assim numa vantagem competitiva. Neste âmbito, o principal objectivo deste estudo é ilustrar a importância e os benefícios relacionados com a utilização de metodologias multivariadas no momento de segmentar o mercado. No presente estudo levou-se a cabo uma Análise Cluster, com recurso a um método hierárquico e a uma posterior aplicação de um método de optimização. Os principais resultados deste trabalho permitem identificar a existência de cinco clusters que se diferenciam por atribuírem especial importância a determinados atributos turísticos, no momento de eleger um destino turístico. Em definitiva, comprova-se a importância de levar a cabo uma segmentação post hoc, com base nas preferências dos consumidores, em detrimento de segmentações tradicionais, conhecidas como a priori, que têm por base critérios sócio-demográficos.