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Políticas públicas e a imagem da fronteira Brasil-Paraguai: como o Youtube (des)valoriza um território transfronteiriço?
 
     Políticas públicas e a imagem da fronteira Brasil-Paraguai: como o Youtube (des)valoriza um território transfronteiriço?
     Public policies and the image of the Brazil-Paraguay border: how does Youtube (de)valorize a cross-border territory?
     Políticas públicas e imagen de la frontera Brasil-Paraguay: ¿cómo (des)valoriza Youtube un territorio transfronterizo?


Autor(es):
Grechi, Dores Cristina
Lourenço, Rosenery Loureiro
Busón, Carlos Buesa


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 14, Regular Issue (2024): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Intersecting Global Crises and Tensions between Nations: Charting the Future of the Tourism & Hospitality Industry through Politics, Peace, and Prosperity'

Palavras-chave:
Política pública de turismo; Território turístico transfronteiriço; Cooperação internacional


Resumo: Fronteiras são locais de troca, cooperação, competição e interação social, cultural e econômica. O objetivo deste artigo é compreender a imagem percebida da fronteira Brasil-Paraguai no YouTube, especificamente das cidades fronteiriças Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, e refletir sobre políticas públicas que reconheçam sua complexidade e potencial turístico. As perspectivas teóricas fundamentam-se nas políticas públicas para fronteiras brasileiras e na imagem de destinos turísticos. Sob a abordagem qualitativa e analítica da teoria fundamentada nos dados de Charmaz foram categorizados e analisados 14 mil comentários de 68 vídeos do YouTube para entender a percepção de moradores e turistas sobre essa região. Os resultados destacam os impactos negativos da presença do PCC e as ações do Governo nesse território. Conclui-se que a falta de políticas públicas e de narrativas positivas pode levar a uma imagem distorcida e prejudicial dessa região, sendo essencial a criação de estratégias sistemáticas e cooperadas para impulsionar o potencial turístico do território. A pesquisa contribui para o campo da criação de marcas nas políticas públicas, as quais podem ser atribuídas às políticas de comunicação da fronteira, à programas, projetos e atuação das lideranças e atores relacionados a Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.