Publicações de Turismo
Nova busca:        


AS CONTRIBUIÇÕES DA NOVA GEOGRAFIA CULTURAL NA ATIVIDADE TURÍSTICA
 
     AS CONTRIBUIÇÕES DA NOVA GEOGRAFIA CULTURAL NA ATIVIDADE TURÍSTICA
     
     


Autor(es):
Garcia, Daniela Sottili
Bahl, Miguel


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 5 n. 1 (2011): janeiro/abril

Palavras-chave:
Identidade Cultural e Imagem Turística


Resumo: Este artigo foi desenvolvido tendo como foco de estudo a contribuição da “Nova Geografia Cultural” para a atividade turística, trazendo como exemplo o desenvolvimento do setor de Turismo na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul, Brasil) e a análise de como este setor tem utilizado a cultura local como marca urbana. Utilizou-se como metodologia um levantamento bibliográfico sobre a vertente da “Nova Geografia Cultural” e da atividade turística, e posteriormente a análise de situação da mesma nesta cidade. Apontam-se como resultados que esta vertente geográfica iniciada no mundo por volta de 1960 e no Brasil em 1970, tem contribuído, sobremaneira, para diversos campos de estudo, como é o caso específico do turismo, principalmente por inserir em seus estudos o homem como agente principal, passando a considerá-lo como primordial e parte integrante do processo de desenvolvimento dos espaços.  Palavras–Chave: Nova Geografia Cultural. Turismo e Cultura.