Publicações de Turismo
Nova busca:        


Utilização da Cultura e do Patrimônio para o Desenvolvimento da Oferta Turística: : Ensaio acerca de Trilhas e Caminhadas de Longa Distância, com os Casos do Caminho de Sabarabuçu (Brasil) e do Caminho da Muralha de Adriano (Inglaterra)
 
     Utilização da Cultura e do Patrimônio para o Desenvolvimento da Oferta Turística: : Ensaio acerca de Trilhas e Caminhadas de Longa Distância, com os Casos do Caminho de Sabarabuçu (Brasil) e do Caminho da Muralha de Adriano (Inglaterra)
     Use of Culture and Heritage to Enhance the Tourist Supply: : Essay about Long-Distance Trails and Hikes, with the Cases of Caminho de Sabarabuçu (Brazil) and Hadrian’s Wall Path (England)
     Uso de la Cultura y el Patrimonio para el Desarrollo de la Oferta Turística: : Ensayo sobre Senderos y Caminatas de Larga Distancia, con los Casos del Caminho de Sabarabuçu (Brasil) y El Hadrian’s Wall Path (Inglaterra)


Autor(es):
Fontan Kohler, Andre


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, Vol. 11, Single Issue (2021): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism in times of COVID-19”

Palavras-chave:


Resumo: O objeto de estudo são as trilhas e caminhadas de longa distância, tomando, para fins de discussão, crítica e exemplo, iniciativas já implantadas no Reino Unido e Brasil. Objetivam-se listar e comentar os principais elementos que formam essas trilhas, e discutir quais são os cuidados que seu proponente precisa ter para sua criação, promoção e manutenção. Esses elementos são abordados nos seguintes grupos: i) acesso, meios de hospedagem, alimentos e bebidas e firmas especializadas; ii) conservação e sinalização, interpretação patrimonial e infraestrutura; e iii) sazonalidade turística e festas e eventos. O trabalho foi escrito e estruturado a partir, principalmente, da experiência pessoal do autor, como um ensaio. Sua natureza é normativa; considera-se que a implantação de trilhas de longa distância é uma boa alternativa para vários municípios e regiões brasileiros. Destacam-se quatro considerações finais: (1) essas trilhas permitem aproveitar turisticamente localidades que, de outra forma, permaneceriam o destino de um punhado de aficionados; (2) não basta apenas montar a trilha; cumpre sempre fazer sua conservação e manutenção, o que não tem ocorrido no Brasil; (3) a trilha pode e deve ser promovida com elementos que aumentem sua atratividade, a exemplo de festivais e centros de interpretação patrimonial; (4) o patrimônio cultural e natural da trilha são elementos importantes, mas muitos turistas e visitantes interessam-se por elementos considerados banais para os habitantes locais, por exemplo, um campo com criação de ovelhas. Palavras-chave: Turismo Cultural; Trilhas De Longa Distância; Caminhada; Reino Unido; Brasil.