Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 22 n. 4 (2024): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 825-842
Palavras-chave:
Mídia Social; Decisão de destino turístico; Escolha de destino Turístico; Destino Turístico
Resumo: Realizou-se uma revisão sistemática a fim de investigar a influência das mídias sociais (MS) na escolha de destinos turísticos (DT). Selecionou-se 41 artigos indexados na Web of Science. Os resultados destacam cinco categorias emergentes dos dados: (1) Fatores de influência nas MS; (2) Endossantes de conteúdo; (3) Fontes de Informação; (4) Contexto; e, (5) Características do usuário. Entre os fatores de influência identificados estão: Características do destino, Conteúdo de Qualidade, Usabilidade e e-WOW. Diversos tipos de endossantes de conteúdo foram encontrados, porém sem que se chegasse a um consenso sobre qual deles exerce maior influência sobre o consumidor. Destaca-se a necessidade de compreender os diferentes contextos e perfis de usuários para a formulação de estratégias de DT. Nesta pesquisa evidenciou-se a necessidade de estudos na área e também propôs um modelo gráfico, o 'Social Media Azevedo-Ferreira Model', capaz de ilustrar visualmente a literatura científica sobre a temática deste trabalho. As implicações para o mercado sugerem a produção de conteúdo reais, que expressem a cultura regional e que gerem conexões entre usuário e DT. Para pesquisa futuras, recomenda-se a exploração de outras bases de dados.