Publicações de Turismo
Nova busca:        


USO DE CASOS PARA ENSINO EM TURISMO: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
 
     USO DE CASOS PARA ENSINO EM TURISMO: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
     The use of cases for teaching tourism: Teaching-learning strategy for higher education in Brazil.
     Uso de casos para la enseñanza en el turismo: Estrategia de enseñanza-aprendizaje para la educación superior en Brasil.


Autor(es):
Rejowski, Mirian
Leal, Sérgio Rodrigues


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 6 n. 1 (2012): janeiro/abril; 109-126

Palavras-chave:
Turismo; Formação superior; Casos de ensino; Ensino-aprendizagem; Porto de Galinhas (PE; Brasil).


Resumo: Estudo exploratório sobre a aplicabilidade de casos para ensino na formação superior enquanto estratégia de ensino-aprendizagem, com o objetivo de estimular os docentes e pesquisadores de Turismo para a construção de casos do turismo brasileiro. Na primeira parte, o trabalho baseia-se em referencial da área de Administração, descrevendo o método do caso e o uso de casos para ensino em seus aspectos conceituais, tradição de aplicação, e formato e viabilidade. Na segunda, apresenta-se um caso-problema do turismo brasileiro com foco em Porto de Galinhas (PE), tratando da evolução desse destino turístico a partir da década de 1980, sua crise com o surto de cólera no estado pernambucano na década seguinte, e o dilema do proprietário de uma pequena pousada ao enfrentar essa crise. Ao final, destaca-se a urgência da construção de casos de ensino do turismo brasileiro para sua aplicação em cursos superiores, ao lado do papel de associações científicas e de periódicos científicos disseminando os mesmos junto a docentes e pesquisadores.