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Futebol: Comportamento, particularidades e tendência na literatura acadêmica do Brasil sob a perspectiva das áreas do conhecimento da administração, contabilidade e turismo
 
     Futebol: Comportamento, particularidades e tendência na literatura acadêmica do Brasil sob a perspectiva das áreas do conhecimento da administração, contabilidade e turismo
     Football: Behavior, particularities and trends in academic literature in brazil from the perspective of the areas of knowledge of administration, accounting and tourism
     Fútbol: Comportamiento, particularidades y tendencias en la literatura académica brasileña desde la perspectiva de las áreas de conocimiento de la administración, la contabilidad y el turismo


Autor(es):
Ribeiro, Henrique César Melo


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 13 n. 3 (2024): (set./dez.).; 508-544

Palavras-chave:
Futebol; Produção científica; Periódicos científicos; SPELL; Sociobibliometria


Resumo: Objetivo do estudo: Investigar o comportamento, as particularidades e a tendência da produção científica e da estrutura e formação das redes sociais sobre o tema Futebol sob a óptica dos periódicos indexados na biblioteca eletrônica SPELL.Metodologia/abordagem: Uma revisão bibliográfica, pesquisa descritiva, abordagem quantitativa, utilizando-se das técnicas metodológicas da bibliometria e da sociometria em 265 artigos publicados em periódicos aderentes às áreas do conhecimento da Administração, Contabilidade e Turismo.Originalidade/Relevância: O presente estudo enfoca em uma investigação contemporânea do tema Futebol na academia do Brasil, sob a perspectiva da análise sociobibliométrica à luz da SPELL de 1995 a 2024.Principais resultados: Tendência de crescimento do tema na academia brasileira; PODIUM foi o periódico mais produtivo; Marke Geisy da Silva Dantas e Thiago Bruno de Jesus Silva foram os autores mais profícuos; USP, UFSC, UFRJ, UNINOVE, FURB, UFMG foram as instituições mais prolíferas e estão entre as mais centrais. No que se refere as redes de coautoria e das instituições, ambas foram mensuradas com baixa densidade, influenciando em redes com dispersão, baixa coesão e laços fracos, impactando no fluxo de informações sobre o tema Futebol no Brasil; e as palavras-chave mais centrais foram: futebol, clubes de futebol, marketing esportivo, gestão esportiva, patrocínio esportivo, marketing, gestão do esporte, contabilidade, comportamento do consumidor, ativo intangível, desempenho esportivo, esporte, estratégia, Brasil, consumo, desempenho financeiro, governança corporativa e atletas.Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribui ao investigar o estado da arte da produção científica, colocando em foco as estruturas e a formação das redes sociais dos atores envolvidos na construção do conhecimento científico acerca do tema Futebol no Brasil.