Publicações de Turismo
Nova busca:        


EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL: ANÁLISE DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES NO NORDESTE BRASILEIRO PELOS INSTITUTOS FEDERAIS
 
     EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL: ANÁLISE DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES NO NORDESTE BRASILEIRO PELOS INSTITUTOS FEDERAIS
     Higher education to tourism in Brazil: Analysis of the supply of higher education in Northeastern Brazil by the Federal Institutes.
     La educación superior en turismo en Brasil: Análisis de la oferta de educación superior en el Nordeste brasileño por el Instituto Federal.


Autor(es):
Mota, Keila Cristina Nicolau
Anjos, Francisco Antonio dos


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 6 n. 1 (2012): janeiro/abril; 48-63

Palavras-chave:
Turismo; Educação tecnológica; Cursos de turismo; Institutos federais; Nordeste brasileiro.


Resumo: O contexto da sociedade pós-industrial é de grandes mudanças, exigindo mais qualificação e provocando o aumento da quantidade e da qualidade da oferta de cursos superiores em turismo e áreas afins no Brasil. Este artigo, decorrente de pesquisa de doutorado, teve como objetivo analisar os cursos superiores de turismo ofertados no Nordeste Brasileiro pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do país, considerando o contexto da educação superior brasileira. Buscou também, entre outros objetivos específicos, mapear a oferta de cursos superiores na área de turismo no Brasil. A pesquisa tratou de temas relevantes nessa área, com abordagem sistêmica. Caracterizado como descritivo-explicativo do objeto, segundo seus objetivos, o trabalho envolveu pesquisas do tipo bibliográfica, documental e de campo. No campo realizou-se pesquisa com os Institutos Federais do nordeste, pesquisando e analisando aspectos do projeto pedagógico e organização curricular, objetivos do curso e perfil profissiográfico do egresso, comunicação, relacionamento e qualidade dos cursos de turismo e áreas afins por eles ofertados. Foram identificados mais de mil cursos superiores de turismo e áreas afins em oferta no Brasil, em 2010, dos quais 251 são ofertados no nordeste e apenas 13 deles são ofertados pelos IF. Os cursos elaboram seus projetos baseado nos parâmetros do MEC (92,30%), não consideram a política de qualificação do estado onde se inserem, ofertam três línguas estrangeiras e objetivam formar principalmente para o planejamento e a elaboração de projetos, diferenciando-se dos bacharelados pelo aspecto mais prático e operacional do curso e não focando para a pesquisa. A pesquisa pretendeu ser um instrumento que promova discussão sobre o tema, podendo subsidiar estudos acadêmicos e ações práticas de gestores educacionais e políticos do Brasil, principalmente no Nordeste.