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A gestão das emoções dos hóspedes
 
     A gestão das emoções dos hóspedes
     The management of the guests' emotionsDOI: 10.7784/rbtur.v6i3.478
     La gestión de las emociones de los huéspedesDOI: 10.7784/rbtur.v6i3.478


Autor(es):
Manosso, Franciele Cristina
Gândara, José Manoel Gonçalves
de Souza, Thiago Alves
Bógea, Verena


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 6 n. 3 (2012): setembro/dezembro; 357-374

Palavras-chave:
Emoções; Hóspedes; Gestão de hotéis; Design thinking; Recursos humanos.


Resumo: Alguns autores salientam a importância da maximização das emoções positivas, para que os hóspedes tenham uma experiência memorável, criando-se, desse modo, um vínculo maior com o empreendimento hoteleiro. Esse artigo tem como objetivo analisar a gestão das emoções dos hóspedes através da perspectiva do colaborador, utilizando-se de uma abordagem metodológica diferenciada. A utilização do ponto de vista dos colaboradores para tal análise se deve ao fato de que os mesmos são considerados peças fundamentais na prestação dos serviços hoteleiros, podendo então ser considerados instrumentos importantes na gestão das emoções dos hóspedes. Ao que se refere à metodologia de pesquisa foram utilizadas as técnicas intituladas brainstorm e issue cards, elaboradas a partir da abordagem do design thinking. A partir da aplicação destas ferramentas observa-se que a utilização de uma metodologia diferenciada é relevante para uma melhor compreensão da gestão das emoções dos hóspedes, a partir do ponto de vista do colaborador, devido principalmente à complexidade do assunto em questão e também da necessidade de se atentar a todos os detalhes referentes a essa temática.