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TURISMO EM LAGUNA (SC): IMPACTOS E ATITUDE
 
     TURISMO EM LAGUNA (SC): IMPACTOS E ATITUDE
     Tourism in Laguna (SC): Impacts and attitude.
     Turismo en Laguna (SC): Impactos y actitud


Autor(es):
Gastal, Susana de Araujo
Dall'Agnol, Sandra


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 6 n. 1 (2012): janeiro/abril; 16-31

Palavras-chave:
Turismo; Atitude; Impacto; Laguna (SC).


Resumo: Os lugares a beira-mar, consagrados como espaços de turismo e de segunda residência, sofrem os impactos decorrentes da atividade. A atitude da população local em relação aos mesmos, vendo-os como bônus ou, ao contrário, como ônus, contribui para viabilizar, ou não, o turismo nas localidades. O presente artigo tem por objetivo apresentar pesquisa realizada na cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, Brasil, metodologicamente associada ao construto atitude, da Psicologia Social, e que avaliou a relação da comunidade com os diferentes impactos passiveis de serem ocasionados pelo turismo. A coleta de dados, utilizando instrumento originalmente proposto e validado por Molero e Cuadrado (2006), permitiu que a análise encaminhasse a posição dos moradores locais sobre os efeitos do Turismo na localidade, avaliados os oito fatores, quais sejam, os impactos sobre meio ambiental; delinquência; vida cotidiana; importância percebida do Turismo; serviços públicos e infraestruturas; intercultural; emprego; e valores. Os resultados indicam que nos residentes mais jovens a atitude aparece positivamente quanto à maioria dos impactos, sendo indiferentes quanto ao impacto ambiental, delinquência e valores sociais.