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Marketing turístico: Estudo sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação nas agências de viagens e turismo de Balneário Camboriú (SC, Brasil)
 
     Marketing turístico: Estudo sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação nas agências de viagens e turismo de Balneário Camboriú (SC, Brasil)
     Tourism marketing: A study of the use of information and communication technology in travel agencies and tourism of Balneário Camboriú (SC, Brazil)
     Marketing de turismo: Un estudio sobre el uso de la tecnología de información y la comunicación en las agencias de turismo y viajes de Balneário Camboriú (SC, Brasil)


Autor(es):
Flores, Luiz Carlos da Silva
Cavalcante, Leila de Sena
Raye, Roberta Leal


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 6 n. 3 (2012): setembro/dezembro; 322-339

Palavras-chave:
Marketing turístico; Tecnologia de informação; Agências de viagens e turismo; Ferramentas de comunicação.


Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm interferindo significativamente no mercado em um cenário cada vez mais competitivo. No setor de serviços, por conta da sua intangibilidade, a qualidade da comunicação com todos os agentes ligados de forma direta às organizações faz toda a diferença para o sucesso empresarial. O setor de agenciamento no turismo vem se adaptando aos novos instrumentos de TIC. Esse estudo buscou investigar, a partir de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, o nível de utilização da tecnologia da informação e comunicação (TIC) de algumas agências de viagens e turismo da cidade de Balneário Camboriú (SC, Brasil) em seu relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, assim como na comercialização dos seus produtos e serviços e nas suas estratégias promocionais. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, que consistiu na aplicação de questionários junto a agentes de viagens e turismo locais. Os resultados demonstraram que ferramentas como o e-mail ainda tem o mesmo nível de utilização que a telefonia fixa e móvel e as redes sociais aparecem com destaque apenas no relacionamento com os clientes. Acredita-se que uma pesquisa qualitativa com os consumidores possa contribuir para uma melhor compreensão acerca da utilização das ferramentas de TIC pelas agências de viagens e turismo.