Publicações de Turismo
Nova busca:        


THE LEARNING PROCESS OF THE USE OF TECHNOLOGIES AS PRACTICE: AN ETHNOMETHODOLOGICAL APPROACH IN TRAVEL AGENCIES
 
     THE LEARNING PROCESS OF THE USE OF TECHNOLOGIES AS PRACTICE: AN ETHNOMETHODOLOGICAL APPROACH IN TRAVEL AGENCIES
     THE LEARNING PROCESS OF THE USE OF TECHNOLOGIES AS PRACTICE: AN ETHNOMETHODOLOGICAL APPROACH IN TRAVEL AGENCIES
     El proceso de aprendizaje del uso de tecnologías como la práctica: Un enfoque etnometodológico en agencias de viajes


Autor(es):
Bispo, Marcelo de Souza
Godoy, Arilda Schmidt


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 6 n. 2 (2012): maio/agosto; 160-180

Palavras-chave:
Aprendizagem; Processo de organizar; Tecnologia como prática; Etnometodologia; Agências de viagens.


Resumo: Tecnologia e internet estão transformando as relações sociais e as formas de trabalhar e organizar de organizações em diferentes mercados. Desta forma, as agências de viagem também foram impactadas por essas mudanças e estão enfrentando um momento de transição e de redescoberta. Este trabalho utiliza os Estudos Baseados em Prática (Gherardi, 2006) e a etnometodologia (Garfinkel, 2006) para entender o impacto da tecnologia neste tipo de organização através de uma pesquisa empírica qualitativa. O objetivo do trabalho é compreender o processo de aprendizagem que permeia o uso de tecnologias de informação e comunicação, particularmente a Internet, como prática de trabalho em uma agência de viagens e como ela pode influenciar esse tipo de organização. Como principais conclusões, o artigo discute o uso das tecnologias da informação e comunicação como prática e seu impacto na aprendizagem assim como nos processos de conhecer e organizar dentro de três agências de viagens de uma empresa brasileira.