Publicações de Turismo
Nova busca:        


Ações estratégicas e visões dos atores do cluster de turismo da cidade de São Paulo
 
     Ações estratégicas e visões dos atores do cluster de turismo da cidade de São Paulo
     Strategic actions and visions of the stakeholders of the São Paulo city’s tourism cluster
     Acciones estratégicas y visiones de los actores del cluster de turismo de la ciudad de San Pablo


Autor(es):
Tomazzoni, Edegar Luis
da Costa, Juliana Soares


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 9 n. 1 (2015): janeiro/abril; 3-21

Palavras-chave:
Turismo. Sazonalidade. Cooperação. Cluster. Cidade de São Paulo.


Resumo: O maior destino de turístico de negócios da América Latina define o tempo de permanência dos turistas, implicando a sazonalidade do turismo da cidade de São Paulo. O objetivo do artigo é analisar as visões dos gestores das organizações representativas (atores do cluster do turismo) sobre o aumento do fluxo e do tempo de permanência dos turistas na cidade de São Paulo. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, e o método de campo consistiu de entrevistas com os gestores da São Paulo Turismo (SPTuris), do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), da Secretaria Municipal de Cultura e do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e de aplicação de questionário a gestores de 25 hotéis. Os resultados mostram que, apesar da grande concentração de empresas e de organizações, que constituem o cluster de turismo, poderia haver mais cooperação entre os atores para reduzir a sazonalidade e para aumentar o fluxo de turistas e a ocupação hoteleira da cidade de São Paulo, aos finais de semana, nos feriados e nos períodos de férias.