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Marketing de lugares: os recifes artificiais multifuncionais como proposta de atração turística
 
     Marketing de lugares: os recifes artificiais multifuncionais como proposta de atração turística
     Marketing places: multipurpose artificial reefs as tourist attraction proposal
     Marketing de lugares: los arrecifes artificiales de multipropósito como propuesta de atracción turística


Autor(es):
Ocke, Marco Antonio Moraes
Ikeda, Ana Akemi


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 7 n. 3 (2013): setembro/dezembro; 496-512

Palavras-chave:
Marketing de Localidade; Turismo; Atrações; Recifes Artificiais Multifuncionais.


Resumo: O marketing de localidade enfoca a utilização das atividades de marketing como forma de alavancar o desenvolvimento socioeconômico de cidades, estados e países e, neste contexto, as atrações de uma determinada localidade são essenciais para o incremento turístico da região. A partir da revisão de literatura dos conceitos e tipologias das atrações, este artigo tem o objetivo de sugerir a convergência dos conceitos de atração natural e atração artificial aplicada aos recifes artificiais multifuncionais e descrever sua natureza híbrida de recuperação de áreas degradadas pela erosão costeira, aumento da biodiversidade marinha e a capacidade de melhoraria na qualidade de ondas para a prática do surfe, resultando em incremento do fluxo turístico para a localidade. A pesquisa utiliza o método de estudo de casos de regiões que investiram na implantação dos recifes artificiais multifuncionais para diferentes propósitos e os resultados apontam para uma dinâmica de possibilidades de implantação destas estruturas no que tange a melhoria de áreas costeiras gerando impacto positivo sobre o turismo e desenvolvimento socioeconômico dessas regiões. Neste contexto, este artigo considera a possibilidade de implantação dos recifes artificiais multifuncionais na costa brasileira como proposta de atrair visitantes e promover benefícios à localidade receptora.