Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 7 n. 1 (2013): janeiro/abril; 14-34
Palavras-chave:
Serviços; Turismo; Inovação; Tecnologia; Comanda eletrônica.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar, através de um estudo de múltiplos casos, o impacto causado pela adoção de novas tecnologias em empresas de turismo, que cada vez mais incorporam a tecnologia às suas atividades. Para tal, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com gestores de quatro bares e restaurantes da orla de Aracaju (Sergipe/Brasil), apoiadas por uma survey que avaliou como a adoção da comanda eletrônica por essas empresas afeta tanto a percepção de seus clientes em relação à qualidade do atendimento, quanto a percepção dos funcionários sobre essa tecnologia enquanto ferramenta de trabalho. Nesse sentido, esta pesquisa baseia-se na teoria da difusão de inovações proposta por Rogers (1995), que aponta cinco atributos percebidos em inovações que influenciam a decisão individual de se adotar ou se rejeitar uma inovação. Como resultados e implicações do estudo, destaca-se a tentativa de se fazer uma ponte entre conceitos dicotômicos em inovação, ressaltando o papel da tecnologia no setor de serviços, e proporcionando uma reflexão sobre a convergência dos aspectos humanos e tecnológicos que transformam conceitos e ideias já enraizados nos estudos sobre inovação e turismo, além da discussão sobre até que ponto existe a necessidade de que esse setor aumente a presença tecnológica em suas atividades, diante das diferentes percepções das partes envolvidas sobre o papel da inovação tecnológica em turismo.