Publicações de Turismo
Nova busca:        


Marketing e gestão estratégica de hotelaria: Um estudo bibliométrico
 
     Marketing e gestão estratégica de hotelaria: Um estudo bibliométrico
     Marketing and strategic management in hotel industry: A bibliometrics study
     Marketing y gestión estratégica de hospitalidad: Un estudio bibliométrico


Autor(es):
Tomazzoni, Edegar Luis
Bock, Isabel Angélica


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 7 n. 1 (2013): janeiro/abril; 35-50

Palavras-chave:
Hotelaria; Turismo; Bibliometria; Marketing; Estratégia.


Resumo: Apesar das dúvidas e dos questionamentos quanto à sua consistência teórica, a tendência é que os estudos em turismo se consolidem como campo científico. A produção de estudos sobre hotelaria, como atividade essencial do turismo ainda é recente, mas se destaca nos espaços epistemológicos organizacionais. Este artigo analisa a produção do conhecimento e as contribuições para o avanço científico dos estudos de marketing e de gestão estratégica de hotelaria dos artigos publicados pelos principais periódicos acadêmicos de turismo do Brasil. O método foi a investigação bibliométrica. Entre os 552 artigos publicados no período de abril de 2008 a agosto de 2012, identificaram-se 64 sobre hotelaria, dezesseis dos quais se fundamentam na disciplina de marketing e nove na disciplina de estratégia. Os estudos mostram a complexidade da gestão estratégica e mercadológica das organizações hoteleiras e proporcionam, aos pesquisadores acadêmicos, aos gestores e aos profissionais da hotelaria, reflexões sobre a importância do conhecimento na área.