Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 6 n. 3 (2012): setembro/dezembro; 305-321
Palavras-chave:
Hospitalidade; Hotel boutique; Renovação; Economia da experiência.
Resumo: O mercado hoteleiro investe com regularidade na renovação de seus empreendimentos. Neste momento de melhoria de suas instalações se apresenta uma oportunidade de reposicionamento mercadológico. O presente artigo apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo geral verificar como o conceito de hotel boutique é entendido por pesquisadores de diferentes países. Em função da maior agilidade para a implantação de inovações, considerou-se a possibilidade do modelo de hotel boutique ser adotado por hotéis independentes como forma de melhorar sua competitividade em relação às grandes redes hoteleiras. Verificou-se que não existe um modelo único de hotel boutique, embora instalações de pequeno porte com design diferenciado e atendimento personalizado sejam uma constante nas descrições em que também é enfatizado o valor da experiência única.