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O processo de terceirização de serviços hoteleiros: Motivações e fundamentos teóricos
 
     O processo de terceirização de serviços hoteleiros: Motivações e fundamentos teóricos
     The process of outsourcing hotel services: Motivations and theoretical foundations
     El proceso outsourcing de servicios de alojamiento: Marco teórico y razones


Autor(es):
Sato, Kawana Harue
Martins, Tomas Sparano
Kato, Heitor Takashi
Martins, Roberta Rocha Rosa
da Silva, Eduardo Damião


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 7 n. 1 (2013): janeiro/abril; 129-148

Palavras-chave:
Terceirização; Hotéis; Processo; Capacidades Dinâmicas; Coespecialização


Resumo: Este estudo discute o processo de terceirização em hotéis. O objetivo deste estudo foi verificar por que os hotéis terceirizam seus serviços e atividades, e como ocorre o processo de terceirização nos hotéis em Curitiba, na perspectiva das capacidades dinâmicas. Especificamente tomou-se como base o modelo teórico de Teece (2007) das microfundações das capacidades dinâmicas, na qual o autor propõe que a exploração dos limites organizacionais e a coespecialização fazem parte da capacidade dinâmica das organizações. Quanto à análise, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo do tipo categorial em seis hotéis. Os resultados mostram que as decisões das terceirizações foram motivadas principalmente por razões financeiras, tais como a possibilidade de redução de custos e a melhoria do desempenho financeiro.Com relação ao processo de decisão da terceirização, observou-se que processos formalizados são adotados especialmente por hotéis pertencentes a redes. Hotéis independentes adotam processos mais informais na decisão da terceirização.