Publicações de Turismo
Nova busca:        


Práticas de orçamento de capital: um estudo em empresas hoteleiras de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador
 
     Práticas de orçamento de capital: um estudo em empresas hoteleiras de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador
     Capital budget practices: a study in hospitality companies of São Paulo, Rio de Janeiro and Salvador
     Prácticas de presupuesto de capital: un estudio en empresas hoteleras de São Paulo, Rio de Janeiro y Salvador


Autor(es):
Zanini, Manoela Quint dos Santos
Souza, Paula de
Lunkes, Rogério João


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 7 n. 3 (2013): setembro/dezembro; 436-455

Palavras-chave:
Orçamento; Orçamento de capital; Investimentos; Hotel.


Resumo: O orçamento é considerado um processo importante para a gestão e comunicação da companhia, para auxiliar a identificação de gargalos em potenciais, definir metas e objetivos e avaliar futuras performances. Sendo assim, tem-se como objetivo identificar e analisar as práticas de orçamento de capital adotadas pelas empresas hoteleiras das cidades São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários nas três cidades, constituindo uma população de 12 hotéis associados à ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). Os resultados mostram que o Índice de Rentabilidade é considerado dominante na avaliação do orçamento pelas empresas hoteleiras brasileiras, assim como o Custo do Capital Próprio na definição da taxa mínima de retorno aceitável, a qual é geralmente igual para todos os investimentos. No tocante às etapas mais críticas do processo de análise de investimento, são consideradas pelos gestores à definição do projeto e a previsão do fluxo de caixa. Quanto ao grau de previsibilidade do ambiente hoteleiro, o comportamento dos fornecedores é avaliado como parcialmente imprevisível, o mercado financeiro como eventualmente previsível e o governo avaliado como totalmente imprevisível. E, adicionalmente a isso, obteve-se que os dados macroeconômicos e a expectativa de vida útil são informações obtidas com pouca ou nenhuma frequência pelo sistema de informação dos hotéis.