Publicações de Turismo
Nova busca:        


Comportamento Ambientalmente Responsável dos Turistas nos Aspectos Cognitivos, Afetivo Atitudinal: uma Abordagem Integrada para Destinos Turísticos Sustentáveis
 
     Comportamento Ambientalmente Responsável dos Turistas nos Aspectos Cognitivos, Afetivo Atitudinal: uma Abordagem Integrada para Destinos Turísticos Sustentáveis
     Environmentally Responsible Behavior of Tourists in Cognitive, Affect and Attitude Aspects: an Integrated Approach to Sustainable Tourism Destination
     Comportamiento Ambientalmente Responsable del Turista con relación a Aspectos Cognitivos, Afectos y de Actitudes: un Enfoque Integrado al Destino Turístico Sostenible


Autor(es):
Kement, Üzeyir
Bükey, Aziz
Basar , Berkan
Göral, Murat


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, Vol. 11, Single Issue (2021): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism in times of COVID-19”

Palavras-chave:


Resumo: Nesta pesquisa são examinados os comportamentos ambientais responsáveis dos turistas que visitam destinos turísticos sustentáveis. O estudo examina o processo de 'cognição-afeto-atitude-comportamento'. A cognição se refere à consciência ambiental, o afeto se refere à sensibilidade ambiental, a atitude se refere ao apego ao lugar e o comportamento se refere ao Comportamento Ambientalmente Responsável (CAR). A pesquisa baseou-se em 233 turistas entrevistados visitando o destino Uzungöl de Trabzon. O modelo de igualdade estrutural é usado no programa Smart PLS para explorar a relação entre as variáveis. Os resultados indicam que o conhecimento do desenvolvimento sustentável não tem efeito sobre a sensibilidade ambiental, mas o conhecimento da proteção ambiental afeta positivamente a sensibilidade ambiental. Além disso, descobriu-se que a sensibilidade ambiental afeta positivamente a identidade e a dependência do local. Finalmente, a dependência do lugar afeta positivamente o CAR geral e o CAR específico. No entanto, embora a identidade do site afete positivamente o CAR geral, ela não tem um efeito significativo no CAR específico. Os resultados da pesquisa revelam a importância de atividades que aumentem o nível de consciência ambiental para destinos turísticos sustentáveis. Além disso, espera-se que o treinamento em serviço para guias turísticos e gerentes de turismo seja benéfico. Palavras-chave: Comportamento Ambientalmente Responsável; Conhecimento Ambiental; Sensibilidade Ambiental; Apego ao Lugar; Turismo Sustentável.