Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Processo de organizar em agências de viagens: influências estéticas, etnometodológicas e práticas
 
     O Processo de organizar em agências de viagens: influências estéticas, etnometodológicas e práticas
     The organizing process in travel agencies: aesthetic, ethnomethodological and practices influences
     El proceso de organización en las agencias de viajes: influencias estéticas, etnometodológicas y prácticas


Autor(es):
Bispo, Marcelo de Souza


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 1 (2014): janeiro/abril; 161-182

Palavras-chave:
Processo de organizar; Estética; Etnometodologia; Práticas; Turismo.


Resumo: No contexto das organizações turísticas, a relação entre o processo de organizar com o de aprender e gerar conhecimento é algo latente, em especial, naquelas de pequeno e médio porte como são a grande maioria das agências de viagens no Brasil. Contudo, de acordo com Valtonen (2009) este tema vem recebendo pouca atenção do meio acadêmico nas áreas de administração e turismo. Este artigo adotou como questão norteadora: Como ocorre o processo de organizar de um grupo de lojas, de uma agência de viagens, analisado com as lentes da estética, da etnometodologia e do conceito de prática? O principal objetivo foi compreender como uma pequena empresa de turismo, agência de viagens, estabelece seu processo organizativo a partir das suas práticas cotidianas de forma naturalística e situada, influenciadas pelo uso da tecnologia. A pesquisa adotou como referencial teórico a estética organizacional, a etnometodologia e o conceito de prática. A estratégia de investigação empírica adotada foi a etnometodologia em uma agência de viagens com três lojas na grande São Paulo. Como principais resultados a pesquisa aponta que o uso da tecnologia como prática na organização pesquisada faz grande influência no seu modus operandi e no seu processo de organizar.