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A geração de resíduos sólidos aeroportuários e suas interfaces com o turismo: o caso do Aeroporto Hugo Cantergiani, Caxias do Sul-RS, Brasil
 
     A geração de resíduos sólidos aeroportuários e suas interfaces com o turismo: o caso do Aeroporto Hugo Cantergiani, Caxias do Sul-RS, Brasil
     Airport solid waste generation and its interfaces with tourism: Hugo Cantergiani Airport’s case, Caxias do Sul-RS, Brazil
     La generación de residuos sólidos aeroportuários y sus interfaces con el turismo: el caso del Aeropuerto Hugo Cantergiani, Caxias do Sul-RS, Brasil


Autor(es):
Kunz, Jaciel Gustavo
De Conto, Suzana Maria
Demori, Morgana Klipp


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 9 n. 1 (2015): janeiro/abril; 59-75

Palavras-chave:
Turismo. Transporte aéreo. Geração de resíduos sólidos aeroportuários. Aeroporto Hugo Cantergiani. Caxias do Sul.


Resumo: O fenômeno turístico é indissociável dos sistemas de transporte, necessitando ser estudado sob a dimensão ambiental, em especial o modal aéreo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a situação da geração de resíduos sólidos no Aeroporto Hugo Cantergiani, situado em Caxias do Sul–RS. A pesquisa, de tipo descritivo-exploratória, envolveu levantamento documental, observação direta e caracterização de resíduos sólidos. Amostrou-se um período de dezoito dias e meio, distribuídos em três semanas/meses em 2012. A movimentação operacional no aeroporto durante a pesquisa foi de 15.543 passageiros. Foram pesados, no período, 878,76kg de resíduos, tendo sido segregados e caracterizados 606,83kg. Desse montante, cerca de 70% foram oriundos de serviços prestados no sítio aeroportuário e cerca de 30% provenientes das aeronaves. Verificou-se uma produção por passageiro em aeronaves de 30g/passageiro/viagem e no sítio aeroportuário uma produção per capita de 40g/pessoa/dia. Os componentes mais representativos foram: contaminante biológico (29,54%), matéria orgânica putrescível (27,16%), plástico (19,15%) e papel e papelão (14,04%). Estudos dessa natureza contribuem para o preenchimento de lacunas no conhecimento relacionadas à composição gravimétrica de resíduos sólidos aeroportuários, para a avaliação do impacto ambiental ocasionado pela geração desses resíduos e para o fornecimento de diretrizes voltadas a planos de gestão de resíduos sólidos em aeroportos, infraestruturas de apoio ao turismo.