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Avaliação da Satisfação do Cliente em Serviços de Restaurantes com Aplicação do ACSI
 
     Avaliação da Satisfação do Cliente em Serviços de Restaurantes com Aplicação do ACSI
     Evaluation of Customer Satisfaction with Restaurant Services with ACSI Application
     Evaluación de la Satisfacción del Cliente en Servicios de Restaurantes con Aplicación del ACSI


Autor(es):
Angnes, Derli Luís
Mello Moyano, Carlos Alberto
Lengler, Jorge Francisco Bertinetti


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 9 n. 1 (2015): janeiro/abril; 174-193

Palavras-chave:
Restaurantes. Marketing de serviços. Satisfação do consumidor. ACSI.


Resumo: O Brasil possui mais de um milhão de bares e restaurantes, que correspondem aproximadamente a 40% do PIB do turismo no país. Restaurantes são organizações empresariais do ramo de serviços de refeições, que, além de proporcionarem satisfação individual e convívio social, exercem importância fundamental na saúde das pessoas. O objetivo principal deste estudo foi validar um modelo de satisfação do cliente para o ambiente de serviços de restaurantes, tendo como referência o modelo e a metodologia do Índice Norte-Americano de Satisfação do Cliente (ACSI), a partir de uma survey com 270 casos. A metodologia caracterizou-se por um estudo exploratório qualitativo, para compreensão dos atributos relevantes nos serviços de restaurantes e, uma avaliação descritiva, com abordagem quantitativa a partir de uma alteração do modelo ACSI. A análise dos dados envolveu estatística multivariada por modelagem de equações estruturais. Os principais resultados na etapa exploratória resultaram em uma lista de 27 atributos de julgamento para serviços de restaurantes e as análises com modelagem de equações estruturais utilizadas na validação do modelo sugerem que o relacionamento, a qualidade e o valor percebido pelo cliente influenciam a sua satisfação e a lealdade com os restaurantes avaliados.