Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais
 
     Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais
     Human resource strategies and organizational performance in the hotel sector: the role of organizational capabilities
     Estrategias de gestión de personas y desempeño organizacional en el sector hotelero: el papel de las capacidades organizacionales


Autor(es):
da Silva Barreto, Leilianne Michelle Trindade
Albuquerque, Lindolfo Galvão de
Medeiros, Carlos Alberto Freire


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 2 (2014): maio/agosto; 340-360

Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Pessoas; Estratégias de Gestão de Pessoas; Capacidades Organizacionais; Desempenho Organizacional; Hotelaria.


Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi estabelecer relações entre configurações de estratégias de gestão de pessoas, capacidades organizacionais e desempenho organizacional na hotelaria. Foi desenvolvido um estudo descritivo e relacional, de abordagem quantitativa, nos hotéis dos principais destinos turísticos de quatro estados do Nordeste do Brasil. As relações encontradas confirmam a sobreposição proposta por Cameron e Quinn (2006) entre as estratégias de gestão de pessoas do Modelo de Valores Competitivos e as capacidades organizacionais do Modelo de Múltiplos Papéis de Ulrich (1998). Análises complementares atestaram que os hotéis que conseguem desenvolver as quatro capacidades organizacionais de forma equilibrada alcançam um desempenho superior.