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A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural
 
     A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural
     The relationship between sustainable development and place image of a tourist destination: proposition of a structural model
     La relación entre el desarrollo sostenible y la imagen del lugar de un destino turístico: propuesta de un modelo estructural


Autor(es):
Buosi, Maria Carolina de Alcântara
Lima, Sérgio Henrique de Oliveira
Leocádio, Áurio Lúcio


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 2 (2014): maio/agosto; 262-285

Palavras-chave:
Marketing; Desenvolvimento sustentável; Imagem do destino turístico.


Resumo: Na década de 1960 o turismo iniciou seu avanço enquanto setor econômico e passou a ser promovido em países em desenvolvimento como solução possível para alguns de seus problemas. Diante desse fato, o marketing começou a se tornar elemento-chave para o gerenciamento do turismo e do destino turístico, sendo necessárias estratégias bem elaboradas para trazer atratividade ao lugar, dada a intensificação da competitividade entre destinos turísticos. Entretanto, ao se considerar o sucesso do destino turístico no longo prazo, é preciso levar em conta a importância da sustentabilidade do lugar, adotando estratégias que tornem o destino turístico competitivo sem comprometer sua sobrevivência. Baseado nesses fatos, o estudo buscou verificar a relação existente entre o desenvolvimento sustentável e a imagem do destino turístico, de forma a contribuir para a tomada de ações estratégicas que favoreçam a competitividade do lugar. Realizou-se uma survey com 280 turistas, a partir da qual foram aplicadas análises estatísticas e modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram a influência de forma direta e positiva do desenvolvimento sustentável sobre a imagem do destino turístico, confirmando sua relevância enquanto fator a ser considerado nas estratégias de marketing para a competitividade do lugar.