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O processo decisório e o uso das lógicas effectuation e causation, frente à transição da pequena para a média empresa: casos do setor hoteleiro na cidade de Curitiba-PR
 
     O processo decisório e o uso das lógicas effectuation e causation, frente à transição da pequena para a média empresa: casos do setor hoteleiro na cidade de Curitiba-PR
     The decision-making process and the use of causation and effectuation in the transition from small to medium firms: cases of hospitality industry in Curitiba-PR
     El proceso de toma de decisiones y el uso de causation and effectuation frente a la transición de la pequeña para la mediana empresa: casos del sector hotelero em la ciudad de Curitiba-PR


Autor(es):
Leucz, Talita
Andreassi, Tales


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 9 n. 3 (2015): setembro/dezembro; 400-421

Palavras-chave:
Setor hoteleiro. Pequenas e médias empresas. Processo decisório. Transição. Effectuation/Causation.


Resumo: O presente estudo busca analisar como as mudanças ocasionadas pelo crescimento da empresa afetam o processo decisório, com foco na transição de pequena para média empresa. Tal tema é muito pouco explorado na literatura, principalmente sob os aspectos abordados pelas lógicas Effectuation e Causation, descritas por Sarasvathy (2001).  A pesquisa teve caráter qualitativo e exploratório e fez uso do método de estudos de casos, por meio de entrevistas em profundidade com empreendedores, sucessores e gerentes de dois hotéis na cidade de Curitiba, setor este que apresenta grande visibilidade e crescimento nos últimos anos. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que a transição de pequena para média empresa afeta as decisões no sentido de i) aumentar a formalização de processos, ii) ocorrer uma maior delegação de pequenos poderes, iii) haver um maior distanciamento entre funcionários e a cúpula administrativa, iv) ter uma preocupação maior com a capacitação dos funcionários, v) levar em consideração aspectos racionais na decisão, vi) haver uma equipe de suporte para tomada de decisões, vii) haver uma preocupação com o longo prazo, viii) as responsabilidades tornam-se mais claras e ix) mais autonomia é delegada aos funcionários.